Por que ter uma contabilidade para pequenas e médias empresas?

Por que ter uma contabilidade para pequenas e médias empresas?

27 de maio de 2020 0 Por AC Solução Contábil

Ao se analisar qualquer empreendimento, independentemente do porte, faz-se necessário refletir sobre os objetivos da empresa para que se tenha uma noção do porquê da existência do negócio. Essa pode ser uma tarefa não tão fácil quando falamos de pequenas e médias empresas uma vez que podem ser encontradas certas fragilidades e um forte comportamento empírico na condução dos negócios.

Uma das maiores fragilidades empresariais é a dificuldade, e quase inexistência, de se encontrar uma contabilidade gerencial, com relatórios contábeis que possam expor a realidade econômico-financeira das pequenas e médias empresas, servindo para atender as mais variadas demandas de usuários externos. Além disso, observa-se também que as informações internas, de cunho gerencial, são quase inexistentes.

A partir disso podemos pontuar um dos fatores mais importantes para garantir o melhor direcionamento das empresas. Se os empresários aliados aos seus contadores desenvolverem uma contabilidade para seus negócios, certamente as informações serão geradas de maneira tempestivas capazes de contribuir para o auxílio na tomada de decisões.

Assim sendo, as pequenas e médias empresas estarão pautadas em um melhor controle proporcionando equilíbrio financeiro e consequentemente uma análise aprimorada dos custos e do destino da organização com dados reais, fugindo do amadorismo empresarial.

Contabilidade como ferramenta de controle e gestão

A contabilidade já mudou a visão tradicional dos simples registros contábeis, deixando de ser instrumento apenas no auxílio prestado no cálculo e identificação dos valores que servem como base para recolhimento de tributos, análise para concessão de crédito ou pagamento de dividendos e apresentação de relatórios de análise para uma perspectiva gerencial da informação, aproveitando os recursos tecnológicos para aprimorar os relatórios contábeis oriundos de sistemas.

A contabilidade, que tem como um de seus objetivos o fornecimento de informações úteis para a tomada de decisões, não poderia se isentar das mudanças que ocorrem nas empresas e revelar essas mudanças através de análises e demonstração dos fatos por seus relatórios e demonstrativos contábeis.

Dito isso, temos em mente que o profissional contábil é visto como um comunicador de informações essenciais à tomada de decisões, pois a habilidade em avaliar os fatos ocorridos na empresa, perceber os fatos presentes e predizer eventos futuros pode ser compreendida como fator preponderante ao sucesso empresarial.